romenia_protestos-01
De milhares nas ruas em janeiro passado, os protestos contra o perdão para corruptos na Romênia cresceram para dezenas de milhares neste mês.

 

Na Romênia, multidões foram às ruas protestar contra o perdão para criminosos por corrupção. Foram mais de 10.000 nas ruas da capital, Bucareste e mais outros milhares no oeste e norte do país 22 de janeiro passado. Um povo que sofreu por décadas nas mãos da máfia comunista sabe bem o que a corrupção atrasa uma sociedade. O projeto de lei absurdo foi proposto pelo primeiro ministro, Sorin Grindeanu para casos de abuso de poder e corrupção de funcionários públicos envolvendo valores inferiores à R$ 150.000,00.

A desculpa do cara-de-pau é reduzir a superlotação dos presídios, mas todos sabem que é livrar o líder do Partido Social-Democrata, Liviu Dragnea acusado de fraude eleitoral e Dan Voiculescu, magnata da mídia que cumpre pena de 10 anos por lavagem de dinheiro.

A luta contra a corrupção na Romênia vem desde 2014 e, assim como no Brasil, as forças que manipulam e lesam os recursos públicos reagem para fugir das consequências. Isto deve servir como lição para nós, com nossa frágil democracia não esmorecermos. Não voltar jamais a um estado de apatia política que já foi nossa marca cultural.

(Continua…)

RL

Para saber mais: Thousands march against prison pardons in Romania | World news | The Guardian