Deutsche Welle publicou um vídeo que desnuda a “indústria de notícias falsas”. Recomendo que assistam aqui:

https://youtu.be/85zczi2ST6E?list=LLZOiv7v18pjqLcj2E3sD1Mg

No entanto, eles cometem um erro, que explicito a seguir…
Vocês podem até ser melhores (ou muito melhores) do que a maioria das fontes de informação, mas eu discordo, fortemente, da ideia de que a mídia tradicional seja esta entidade superior a disseminação descentralizada de notícias falsas. Acontece que antigamente vcs tinham o MONOPÓLIO, coisa que não existe mais.

Assim como não se protege uma criança excluindo-a de todo meio externo, sujeito à infecções e epidemias, ela vai desenvolver seu sistema imunológico, também, se expondo a estes ambientes. Se entenderam a analogia, a questão passa pela informação e instrução prévias. O mesmo ocorre com a música, p.ex., onde a adesão à música de baixa qualidade é reflexo direto do baixo nível instrucional/educacional.

Vcs estão contextualizando sua crítica a partir de mentiras grotescas e diretas a partir de notícias veiculadas por particulares, mas há formas mais sutis de espalhar mentiras, cortando vídeos, editando frases e descontextualizando opiniões. Abaixo, um vídeo que mostra como deturparam, gravemente, frases de Obama e Trump.

Cf. https://youtu.be/H8rV_apPRhE?list=LLZOiv7v18pjqLcj2E3sD1Mg

Obama foi acusado de dizer que os empreendedores não eram responsáveis pelo sucesso de suas empresas, enquanto que, na verdade, ele disse que há toda uma infraestrutura anterior e prévia, da qual os empreendedores usufruíram para crescer e que, portanto, mesmo o sucesso individual não é, estritamente, um sucesso meramente individual. Quanto à Trump, disseminaram a notícia de que ele teria chamado imigrantes de “animais”, enquanto ele se referia, claramente, aos imigrantes de gangues de assassinos e estupradores que imigravam junto aos demais indivíduos e pessoas ordeiras.

Este tipo de desinformação, ao contrário da mentirosa e explícita é bem mais duradoura, por que passa por verdade através de deturpações e manipulações.

Eu gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Att,

Anselmo Heidrich

30 out. 19


_______________________________

Imagem: “Is this tomorrow: America under communism!” (“Este será o amanhã: a América sob o comunismo !”), revista em quadrinhos de propaganda anticomunista de 1947. (Fonte): https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria#/media/Ficheiro:Is_this_tomorrow.jpg