Por Anselmo Heidrich

pirâmide etária

Pois é, os sindicatos são contra a perda de direitos historicamente garantidos, como a aposentadoria em determinada idade e tempo de contribuição, mas não se perguntam quem irá pagá-los. É justo que se receba devido a um contrato firmado se e somente se houver como cumpri-los. Toda previdência depende de quanto se está arrecadando porque o que já foi arrecadado já foi gasto e os tempos de Getúlio Vargas, em que havia 8 trabalhadores na ativa para sustentar 1 inativo, no caso, aposentado já se foram há muito, junto com o suicídio do caudilho. Hoje talvez tenhamos dois para um, com grandes chances de redução na proporção devido à atração da informalidade para fugir de nossos escorchantes impostos.

Mas será que a oposição ao governo Temer formada basicamente por interessados na eleição de Lula pensava assim há… Digamos, cerca de UM ano atrás? Acho que não:

“Vamos ter que encarar a reforma da Previdência. Não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja 55 anos. Para a mulher, um pouco menos. Não é possível por uma questão quantitativa. Vai ter menos gente trabalhando no futuro para sustentar mais gente sem trabalhar, os mais velhos que vão ter uma longevidade maior e os mais novos, que estão nascendo”, afirmou Dilma, em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.[1]

E o que dizia Lula a sua rede de blogueiros petistas?

“A Previdência, de vez em quando, deve ser reformada. Quando a lei foi criada, se morria com 50 anos. Hoje, a expectativa de vida é de 75 anos”, destacou nesta quarta-feira (20/01).[2]

O que mudou de lá para cá para essa gente não foi a composição etária da população brasileira, o percentual de jovens continua reduzindo e o de idosos aumentando. O que mudou foram os ventos políticos, pois agora é hora de militar e ser oposição de qualquer jeito aproveitando o projeto impopular, mas necessário de reforma previdenciária para lucrar politicamente com isto. Este é o PT que nunca se cansa de manipular sua ampla massa de manobra.

Liberte-se do oportunismo; liberte-se da manipulação.

 

[1] Dilma diz que Brasil vai ter que encarar a reforma da Previdência http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-01/dilma-diz-que-brasil-vai-ter-que-encarar-reforma-da-previdencia. Acesso em 15 mar. 17.

[2] Previdência deve ser reformada de vez em quando, diz Lula a blogueiros http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/01/previdencia-deve-ser-reformada-de-vez-em-quando-diz-lula-blogueiros.html. Acesso em 15 mar. 17.