Segundo o estudo, pais e mães exercem um papel central no desenvolvimento moral e de socialização de uma criança, especialmente nos primeiros anos de vida. Outros estudos feitos sobre as origens de nossas preferências mostraram que pais transmitem gostos e valores culturais para os filhos devido ao que acadêmicos chamaram de “altruísmo paternal”. Provavelmente, é mais difícil para os adultos agirem desonestamente na frente dos filhos por se sentirem moralmente obrigados a modelar um comportamento honesto nas crianças.

via A desonestidade de pai para filho: como as crianças impactam a trapaça – Nexo Jornal

educacao-vem-de-casa
Como todos sabemos, a Educação vem de casa (imagem).

O que tem que ficar claro para qualquer um que queira se orientar por uma Filosofia da Liberdade é que sua conduta não deve ser delegada a uma entidade externa, se não por sua própria consciência e ação. A matéria acima relata um estudo feito comparativamente entre pais e filhos e compara os gêneros sexuais entre si. Independente de estar certo ou não pela preferência de transmitir os valores corretos às meninas ou aos meninos em maior proporção, o fato é que a imagem que queremos transmitir aos nossos filhos pesa mais do que o benefício imediato que queremos lhes dar. Se isto estiver certo (e acreditamos que sim), se trata de mais um ponto favorável à ideia de que são as pessoas, indivíduos organizados em famílias ou isoladamente que movem padrões a partir de suas atitudes rotineiras e não, burocracias incrementadas para o que deve ser uma atitude correta, ordeira e honesta. Em poucas palavras não delegue ao estado ou a um de seus ministérios a incumbência de formar o caráter do cidadão e de seus filhos. 

Se ainda não ficou claro o que dissemos, não pense que um dos braços do estado, que é a instituição chamada escola fará por ti, o que tu mesmo deves fazer: educar teus filhos. Por maior que seja a importância da educação escolar, ela não substitui, mas na melhor das hipóteses complementa o trabalho educativo dos pais e responsáveis.

RL